Elisabete Jussara Bach

Publicações do autor

eSocial – GRUPO 2, Fase 1: Como cumprir o prazo do escalonamento (faseamento)?

Antes de tratar do prazo entenda quais empresas pertencem ao Grupo 2? Traduzindo, em poucas palavras, são todas as Pessoa Físicas (exceto domésticas, que continuam com o portal manual), mais as empresas que possuem Natureza Jurídica que inicia com 2, que não se enquadraram no primeiro Grupo,  ou seja, com faturamento em 2016 inferior a …

Continue lendo

SEFAZ SC institui GT Extinção da DIME para simplificação das obrigações

ATO DIAT Nº 12/2018 Institui o Grupo de Trabalho Extinção da DIME-Contribuinte (GT-Extinção da DIME-Contribuinte) O DIRETOR DE ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA, no uso de sua competência prevista no art. 18 do Regimento Interno da Secretaria de Estado da Fazenda, aprovado pelo Decreto nº 2.762, de 19 de novembro de 2009, e considerando o disposto no art. 2º e …

Continue lendo

Limpeza da base de dados do ambiente de produção restrita acontecerá em 18/04

Produção restrita Procedimento se dará para reinicialização do NSU e é necessário para adaptação dos sistemas dos entes do eSocial No dia 18/04/2018, o ambiente de produção restrita ficará fora do ar para procedimento de limpeza da base de dados. As empresas que enviaram eventos nesse ambiente de testes deverão reenviá-los posteriormente. Para realização da …

Continue lendo

eSocial – Grupo 1, Fase 2: Prazos internos ao escalonamento (faseamento)

Em janeiro de 2018 publicamos uma matéria esclarecendo as diretrizes gerais do escalonamento, ou faseamento do eSocial. O prazo da primeira fase era simples, ou seja, sem sub prazos  ou prazos intermediários, o que já não ocorre com os prazos da segunda fase. O período de entrega dos eventos Não Periódicos foi definido como sendo …

Continue lendo

eSocial – Grupo 1, Fase 1: Cumpri o prazo do escalonamento (faseamento)?

Um questionamento passou a ser comum nos últimos dias do prazo de entrega da primeira fase do eSocial. Faltou enviar algumas verbas, cargos, funções, etc., então descumpri o prazo do eSocial? Se houve a entrega, até o dia 28/02/2018, dos eventos S-1000, S-1005 e dos principais registros dos demais eventos de tabelas, nosso entendimento é …

Continue lendo

eSocial passará por manutenção no término do horário de verão

O horário de verão termina à 00h00 do dia 18/02/2018 (madrugada de sábado para domingo). Nesse dia, os relógios deverão ser atrasados em 1 hora. Em virtude disso, o eSocial passará por manutenção para a adequação do sistema, das 23h59 do dia 17/02 até às 03h00 do dia 18/02.  Nesse período, embora seja possível o acesso ao …

Continue lendo

eSocial: clientes JB Folha já realizaram a carga inicial no ambiente oficial

Clientes da JB Software enviaram os eventos da carga inicial para o ambiente oficial do eSocial em tempo record. Vejam depoimentos e posts realizados: A tarde do dia 23/01/2018 foi um marco na história dos Supermercados Bruda e Assecont Organizações Contábeis. “Enviamos, para o ambiente oficial, todos os eventos da carga inicial do eSocial” (S-1000, …

Continue lendo

Contribuição Sindical Patronal – Minha empresa é obrigada a pagar em 2018?

Com a reforma trabalhista, existem muitos temas novos para as empresas tratarem e um deles é a contribuição sindical patronal. Esse é mais um daqueles temas polêmicos que deverão ainda ter muita discussão devido o impacto que provoca no dia a dia. Mas agora em janeiro de 2018, o que deve ser feito com a contribuição …

Continue lendo

Rede bancária somente aceitará boletos cadastrados na nova plataforma de cobrança

Desde o dia 13 de janeiro, os bancos iniciaram o processo gradual de extinção da convivência entre o antigo modelo de cobrança de boletos e a Nova Plataforma. Nesta primeira etapa, deixam de ser aceitos boletos de valor igual ou acima de R$ 50 mil, que não estejam incluídos na base do novo sistema A …

Continue lendo

eSocial: Exigência de CPF para todos os dependentes do IR

Vários posts tem sido realizados indicando uma mudança em relação a obrigatoriedade do CPF para dependentes. Estes destacam a obrigatoriedade da referida inscrição para os dependentes com 8 anos ou mais, relativamente a DIRPF 2018 ano base 2017, frente a nova redação do inciso III, art. 3º  da IN 1548/2015, combinada com parágrafo segundo do …

Continue lendo