Categoria: IRRF

Reajuste da Tabela de IRRF – Fevereiro/2024

Conforme anunciado pelo governo nos últimos dias, acordamos com a notícia da atualização da tabela de IRRF. Os novos valores são válidos para os pagamentos efetuados a partir de 01º de fevereiro de 2024. Base de Cálculo (R$) Alíquota (%) Parcela a Deduzir do IR (R$) Até 2.259,20 0 0 De 2.259,21 até 2.826,65 7,5 …

Continue lendo

MP 1171/2023: IRRF Cálculo simplificado mensal – Perguntas Frequentes

A presente página será atualizada com as principais Perguntas e Respostas sobre o novo modelo de Cálculo do IRRF que, a partir da MP destacada, passou a admitir dedução simplificada mensal. Para facilitar a diferenciação, nomeamos o método, por analogia à Declaração de Ajuste Anual – DAA, como sendo “Cálculo por desconto simplificado mensal” e …

Continue lendo

DCTFWeb: Novos códigos obrigatórios do Imposto de Renda Retido na Fonte sobre rendimentos do trabalho

A partir do período de apuração (PA) de maio de 2023 (mês de pagamento), os valores de retenção de Imposto de Renda decorrentes de rendimentos do trabalho passarão a ser declarados na DCTFWeb e recolhidos por meio de DARF Numerado emitido pela própria declaração. Assim, tratando-se de IR retido sobre pagamento efetuado a partir de …

Continue lendo

IRPF: Valores da nova tabela e exemplos de cálculos

Matéria atualizada em 09/05/2023. Seguindo a lógica da matéria “IRPF: a nova tabela está chegando”, de autoria do Auditor Fiscal aposentado Sr. Valter Koppe, a exceção do texto que trata do aumento de toda a tabela, e com apoio na Nota de Esclarecimento divulgada pela RFB em 18/02/2023, entendemos que a mudança realmente ocorrerá em …

Continue lendo

IN confirma, IRRF de folha começa na DCTF de maio/23

Foi publicada a IN 2137/2023, confirmando que as retenções de IRRF do eSocial, fatos geradores de maio/2023, deverão ser declarados via DCTFWeb. Vejam matéria publicada em fevereiro, com explicações e imagens de como será a DCTFWeb com o IR. NÃO recolham mais via DARF preto o IR de folha a partir dos fatos geradores 05/2023. …

Continue lendo

Reforma do IR: Empresários se mobilizam contra proposta do governo

Representantes de mais de 120 entidades enviam carta ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), alertando para possíveis impactos negativos A reforma do Imposto de Renda, encaminhada pelo governo ao Congresso, não foi bem recebida por grande parte dos empresários. Prova disso é que 120 entidades do setor articularam um movimento contra o projeto que altera o …

Continue lendo

Fenacon solicita apoio para aprovação de PL que determina a prorrogação do IRPF

A Fenacon solicitou apoio de parlamentares para a aprovação urgente do Projeto de Lei 956/2020, de autoria do deputado Marcel van Hattem (Novo-RS), que determina a prorrogação do prazo de entrega do Imposto de Renda pessoa Física (IRPF) para 31 de maio de 2020 O PL diz que o prazo pode, inclusive, ser prorrogado caso …

Continue lendo

Proposta estende prazo para declaração de Imposto de Renda devido ao Covid-19

O Projeto de Lei 999/20 determina o adiamento da entrega da declaração anual do Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF) em decorrência da pandemia de coronavírus no País. Conforme o texto, o prazo final para entrega será 30 dias após o término do estado de calamidade pública, reconhecido pelo Congresso. A proposta tramita na …

Continue lendo

Receita Federal mantém data de entrega da declaração do IR

A Receita Federal ainda mantém a data de entrega da declaração do imposto de renda 2020, em 30 de abril, a despeito da propagação do novo coronavírus no Brasil e de revisões de prazos e vencimentos de obrigações e contas por parte de diversas autoridades e instituições financeiras. O posicionamento foi transmitido ao Valor Investe nesta …

Continue lendo

JB SmartIR um novo conceito de Gestão de IRPF

Desenvolvemos uma nova forma de você organizar as  suas declarações de Imposto de Renda de Pessoa Física. Adote este conceito inovador contratando o mais novo produto da JB Software. Para saber como acabar com suas pastas e pilhas de papeis, acesse nosso sítio.