EBITDA – O que é?

O EBITDA é um indicador financeiro muito utilizado principalmente pelas empresas de capital aberto e pelos analistas de mercado, e cuja a sigla corresponde a “Earning Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization”, ou seja, lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização.

O EBITDA representa a geração operacional de caixa da empresa, ou seja, o quanto a empresa gera de recursos apenas em suas atividades operacionais, sem levar em consideração os efeitos financeiros e de impostos.

Para calcular o EBITDA, é preciso somar ao lucro operacional a depreciação e amortização inclusas no CMV e nas despesas operacionais. Isso porque essas contas não representam saída de caixa efetiva no período.

Outra conta que deve ser acrescentada no EBITDA é a despesa financeira líquida, que foge do escopo de análise do indicador, ou seja, de efetivo desempenho operacional. Assim, para o cálculo do EBITDA, adicionam-se os juros, depreciação e amortização ao Lucro Operacional Líquido antes dos impostos.

Muitas empresas publicam diretamente o indicador, porém não é regra obrigatória de publicação de acordo com as regras da CVM, mas tem auxiliado os analistas financeiros nas tomadas de decisões.O indicador é utilizado para analisar a origem dos resultados da empresa, e por eliminar os efeitos dos financiamentos pode medir com maior precisão a produtividade e eficiência do negócio.

O EBITDA pode ser utilizado para comparar as empresas quanto à eficiência dentro de um determinado segmento de mercado, além de mostrar aos investidores, no caso de companhias de capital aberto, se a empresa conseguiu ser mais eficiente ou ainda se obteve um aumento de produtividade.

Importante lembrar que o EBITDA pode dar uma falsa ideia sobre a efetiva liquidez da empresa, e além disso, o indicador não considera o montante de reinvestimento requerido (pela depreciação), pois a depreciação é adicionada ao resultado, que é um fator muito importante para as empresas com ativos operacionais com vida curta.

O EBITDA é um indicador financeiro muito relevante, porém deve ser utilizado combinado com outros indicadores de desempenho para se obter uma visão mais apropriada da performance da empresa.

Autor:
Luis Fernando Belotto
Sub Contador da Calçados Ramarim
Bacharel em Ciencias Contábeis
Graduado pela FEEVALE

*Escrito e encaminhado a JB em 17/07/2013.
**Pode ser reproduzido, desde que citados autor e fonte.