Prazo para entrega da ECF encerra amanhã: 30/09/2015

Hoje é o penúltimo dia para finalizar o prazo de entrega desta nova obrigação, que surgiu em 2015, a ECF – Escrituração Contábil Fiscal.

Esta obrigação, que substituiu a DIPJ para as empresas do Lucro Real, Presumido, Arbitrado e Imunes ou Isentas (obrigadas à EFD Contribuições) se demonstrou uma obrigação extensa e complexa, ao passo que associa as informações da apuração dos tributos com as informações contábeis, recuperadas da ECD.

Também por ter sido o primeiro ano, a liberação de novas versões (a última foi hoje pela manhã), complicou um pouco a vida dos contribuintes e das empresas mantenedoras dos softwares responsáveis por sua transmissão.

Muitos foram os pedidos das entidades de classe para  prorrogação desta data limite para entrega em 30/09/2015. Mas até o momento, a Receita Federal não sucumbiu. Abaixo o último comunicado, publicado no Portal SPED:

Mais de 69% das ECF esperadas já foram entregues até a tarde de 28/09

A Receita Federal informa que até a tarde desta segunda-feira (28/09) mais de 830.000 ECF já foram entregues, número bastante expressivo e que demonstra a grande adesão das empresas no cumprimento da obrigação acessória.

Até 30 de setembro de 2015 estima-se que aproximadamente 1.200.000 deverão ser entregues.

Para evitar qualquer prejuízo no cumprimento do prazo, a Receita Federal vem acompanhando de forma ininterrupta esse processo de entrega, sobretudo em relação aos contribuintes que apresentam situações específicas e a validação dessas situações pelo Programa Validador e Autenticador (PVA).

Diante deste cenário, quem ainda possui pendências em suas entregas, deve correr, pois a concorrência no portal da RFB, para entrega nestes últimos dois dias, poderá ser um entrave que impedirá a transmissão de muitos arquivos e as multas por atraso não são nada agradáveis.

%d blogueiros gostam disto: