Mercado de trabalho x Cenário Atual

O mercado de trabalho atual requer atenção dos profissionais apontando de forma mais severa as competências necessárias neste novo cenário. Destacando-se a capacidade de adaptação e a resiliência como diferencias competitivos. Outros fatores se destacam, como: ferramentas tecnológicas, novas formas de hierarquia, multifuncionalidade, dinamismo e estabelecem uma nova maneira de pensar e agir. O aumento da comunicação e da possibilidade de compartilhar ideias também chega como uma das principais mudanças no mercado de trabalho, exigindo maior interação entre colaboradores, o que cria mais possibilidades de crescimento, consequentemente, chances maiores para que suas carreiras sejam moldadas de forma mais acertada, além de apresentar um cenário mais promissor e cheio de oportunidades.

Roberto Shinyashiki, ao longo de sua carreira, vem alertando sobre as mudanças de cenários, mostrando as ameaças e, principalmente, lembrando que as empresas campeãs são formadas por pessoas vencedoras.

Sabemos que as relações de trabalho mudaram nos últimos anos, a tranquilidade deu lugar à instabilidade exigindo dos profissionais o acompanhamento destas mudanças através do auto desenvolvimento e consequentemente um processo de evolução contínua. Hoje, o mundo tem a inconstância de um vulcão ativo, o que faz com que profissionais de todas as áreas sejam desafiados o tempo todo. Garra e determinação já não são mais suficientes para enfrentar os contínuos desafios, precisamos de muito mais! Estamos em plena era do caos e poucas pessoas se dão conta disso. Estabilidade atualmente é uma palavra proibida e acomodação virou nome feio. Todos nós precisamos ter a ousadia e sair para desbravar novos horizontes sem medo do desconhecido, pois transformações são intensas e quem não mudar ficará para trás.

Pessoas com grande flexibilidade e curiosidade vão trazer vantagens para si e para suas empresas.

Dicas para atuação eficiente neste novo cenário:

  • Amplie seu conhecimento, pois a concorrência esta acirrada.
  • Desenvolva um perfil mais empreendedor
  • Busque um diferencial competitivo
  • Adote uma disciplina financeira
  • Faça da sua profissão um negócio
  • Ganhe visibilidade
  • Tenha diferencial competitivo
  • Adapte-se rapidamente as mudanças
  • Fortaleça sua marca.

 

Patricia Souza  
P&P – Desenvolvimento Humano e Organizacional.
http://www.pepconsultoria.com/