Plano Referencial – FCONT X SPED Contábil

Para a entrega do FCONT 2012, a Receita Federal disponibilizou novo Plano Referencial, com inclusão de novas contas e encerramento de outras, porém não atualizou o mesmo Plano de Contas no SPED Contábil, ou seja, no programa do SPED Contábil continua sendo utilizado o mesmo Plano Referencial do ano passado. Desta forma, ocorre que ao realizar a geração/entrega do SPED Contábil com o registro I051, podem ocorrer problemas na validação do arquivo com algumas destas contas incluídas/alteradas.

Até o momento, para a entrega do SPED Contábil, ainda não é obrigatório enviar o registro I051. Enviar o SPED Contábil sem este registro pode ser uma alternativa até que seja disponibilizada nova versão do PVA com a atualização do plano de contas referencial.

Já as empresas que optarem por enviar o registro I051, podem ter que realizar os ajustes de vinculação das contas de acordo com o plano referencial da ECD, para os registros em que ocorra divergência entre os planos refereciais utilizados nos dois aplicativos.

%d blogueiros gostam disto: