Aceitação do PIX surpreende positivamente BC, diz Campos Neto

O Pix possui mais de 106 milhões de chaves cadastradas, com a participação de 44 milhões de pessoas e quase 3 milhões de empresas.

O novo sistema de pagamento instantâneo do Banco Central (BC), o Pix, está proporcionando resultados surpreendentes, segundo o presidente do banco, Roberto Campos Neto. Em cerimônia virtual do Prêmio Destaque Ibef SP 2020, promovido pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo, Campos Neto disse que a aceitação do sistema foi muito positiva.

“O número de operações que nós temos diariamente hoje, eu, honestamente, que era mais otimista aqui, achava que ia levar alguns meses, talvez mais de um ano, e a gente atingiu em algumas semanas”.

De acordo com o presidente do BC, até o momento, o PIX já registrou mais de 106 milhões de chaves cadastradas, com a participação de 44 milhões de pessoas e quase 3 milhões de empresas.

“A gente continua com um ritmo de novas chaves ao dia em torno de um milhão, o que mostra que as pessoas ainda estão engajadas.”

Pix

Pix é uma nova funcionalidade criada pelo Banco Central para agilizar pagamentos. O sistema é usado para fazer transferências de uma conta para outra em apenas segundos.

Além disso, o sistema também vai permitir pagar contas e fazer compras usando o Pix, sem cartão de crédito ou boleto. Em lojas, basta usar seu celular para escanear um QR code, que é um código da própria loja e, em segundos, o dinheiro já cai na conta do comerciante.

Para usar o Pix, é preciso ter conta em bancos, fintechs ou carteiras digitais. Depois, é preciso cadastrar uma “chave”, que pode ser o número CPF, e-mail ou o número de celular.

Você também pode cadastrar cada chave em uma conta bancária diferente. E também pode pedir a portabilidade de chave se mudar de ideia e quiser cadastrar em um banco diferente.

Fonte: Contábeis