Entra ano, sai ano, e sempre ocorrem aquelas declarações do imposto de renda que são um verdadeiro desafio. Os contribuintes são cada vez mais “convocados” a prestar contas ao fisco e, para tal, precisam de ajuda.
Sem sombra de dúvidas os profissionais de contabilidade são os mais indicados para prestar este apoio, pois, conhecem as minucias de toda declaração.
Exemplificando, com o término do processamento das Declarações do IRPF 2019, no final do ano passado a RFB publicou[1] as principais razões pelas quais as declarações foram retidas na malha fina:
- Omissão de rendimentos do titular ou seus dependentes: 35,6% das declarações com esta ocorrência;
- Despesas médicas: 25,1% das declarações com esta ocorrência;
- Divergências entre o IRRF informado na declaração e o informado em DIRF: 23,5% declarações com esta ocorrência;
- Dedução de previdência oficial ou privada, dependentes, pensão alimentícia e outras: 12,5% declarações com estas ocorrências.
Observe como o contribuinte precisa de ajuda. Muitos destes casos poderiam ser evitados com ações simples (nada que uma boa orientação não resolva). Mesmo assim, foram mais de 700 mil declarações retidas.
Por outro lado, quando falamos em honorários deste serviço prestado, é cada vez mais difícil a valorização desta atividade. Ao mesmo tempo em que a Receita Federal aprimora os sistemas e realiza cada vez mais cruzamento de dados, para o contribuinte ainda fica a imagem do contador ligando para enviar os documentos e agendando uma reunião antes do fechamento e transmissão da declaração.
Mas como reverter a imagem de “vilão” desta história? Como fazer com que o nosso cliente perceba que estamos do lado dele?
Pode parecer engraçado, mas podemos nos espelhar no próprio programa da declaração do imposto de renda. Quer ver?
- Em 2011 foi extinta a declaração por meio de formulário, já que a entrega via internet era permitida desde 1997;
- Em 2013 permitiu o preenchimento, envio e retificação utilizando dispositivos móveis (tablets e smartphones);
- Em 2014 disponibilizou o download da declaração pré-preenchida e a possibilidade de importação dos comprovantes eletrônicos de rendimentos e de pagamentos de serviços médicos e de saúde;
- Em 2017, a geração e o envio foram unificados no mesmo programa, além da atualização automática;
- Próximos desafios: simplificar e trazer os benefícios da tecnologia em eventuais justificativas do contribuinte após e entrega da declaração.
Da mesma forma que a RFB, podemos deixar mais tangível ao nosso cliente que estamos aprimorando este serviço. Que tal o surpreendermos com uma lista de documentos necessários, o envio de um e-mail com agendamento para tratarem do assunto, ou até mesmo acompanhando o status na RFB depois do envio?
São estas boas práticas que farão com que o seu cliente perceba que a declaração não é um bicho de sete cabeças. Fazer o complicado ficar simples para ele certamente o deixará seguro e, consequentemente, convencido de que os honorários são justos. A prestação de serviços é assim: não procuramos um especialista na área da saúde por ser mais barato e sim por confiar nele. Contabilidade envolve prestação de serviços e relacionamento é fundamental.
Esta evolução observada no programa da declaração do imposto de renda você pode refletir no seu escritório, utilizando ferramentas de gestão que auxiliem todo o processo. E isto não se aplica exclusivamente para grandes quantidades. Mesmo que você gere 10 ou 20 declarações, registre suas anotações ou utilize uma planilha. A medida em que for crescendo, saiba que existem sistemas no mercado para te auxiliar (e com custos acessíveis).
A melhor hora para surpreender o nosso cliente é agora! Reserve um tempo, treine a sua equipe, organize a sua agenda, utilize as boas práticas para que este ano seja diferente. Certamente eles comentarão dos seus serviços para os amigos e esta é a melhor propaganda!
Fábio Leandro Gialdi Técnico Contábil Bel. em Informática MBA em Marketing |
[1] Em 2019 foram quase 33 milhões de declarações entregues. Leia a notícia completa em: https://receita.economia.gov.br/noticias/ascom/2019/dezembro/receita-abriu-hoje-9-12-consulta-ao-ultimo-lote-de-restituicoes-1