GOV.BR: Meu INSS

As facilidades disponibilizadas pelo Gov.br não param. Cada dia somos surpreendidos por novos serviços públicos que podem ser acessados digitalmente. Durante a pandemia do coronavírus foram essenciais, possibilitando aos cidadãos dar entrada ou renovar os seus benefícios. E agora cada vez mais temos acesso a novos serviços públicos. 

Para acessar o Meu INSS, é necessário criar uma conta autenticada no Gov.br, caso não tenha ainda, veja como cadastrar a conta neste artigo: Como cadastrar os níveis de acesso ao Gov.br. Para baixar o aplicativo siga as instruções de instalação. 

Ao acessar o Meu INSS com sua conta, vai aparecer seu nome, CPF, simulador de aposentadoria, serviços para você e outros. São mais de 90 serviços que você terá acesso onde, ao passar com o cursor/mouse sobre o serviço, aparecerão as opções, como: 

  • Mais acessados: Simular aposentadoria, Meus benefícios, Novo pedido, Consultar pedidos, Meu cadastro, Extrato de contribuições (CNIS), Extrato de pagamento de benefício e calendário de pagamento.
  • Extratos/Certidões/Declarações: Extrato de contribuições (CNIS), Extrato de empréstimo consignado, Extrato de informações do benefício, Comunicação de acidente de trabalho (CAT), Extrato de imposto de renda, Extrato de pagamento do benefício, Certidão de inexistência de dependentes habilitados à pensão por morte, Certidão de tempo de contribuição (CTC), Certidão de pessoa com deficiência, Declaração de atividade e Declaração de benefício do INSS.
  • Benefícios: Aposentadoria, Auxílio-doença, Auxílio-inclusão à pessoa com deficiência, Auxílio-reclusão, Pensão, Licença-maternidade, Acordo internacional, Benefícios assistenciais (BPC), Meus benefícios e Seguro desemprego do pescador artesanal (SDPA)
  • Recurso e revisão: Recurso e revisão.
  • Contribuinte individual, facultativo, segurado especial, e empregado-doméstico: Cálculo de GPS diferença de valor devido – contribuição inferior ao mínimo, Declaração de regularidade da situação do contribuinte individual (DRSCI), Emissão da guia de pagamento (GPS) e Validação facultativo baixa renda.
  • Outros serviços: Calendário de pagamento, Meu cadastro, Prova de vida e Verificação da autenticidade de documentos, Agendar perícia, Laudos médicos, Resultado de benefício por incapacidade, Carta de concessão, Extrato de empréstimo, Validação facultativa de baixa renda…etc.

Como vocês podem ver, são vários os serviços que atualmente podem ser acessados e solicitados através do Meu INSS, facilitando o dia a dia dos cidadãos. Caso ainda não conseguir resolver pelo aplicativo do Meu INSS, você pode ligar no telefone 135, que é uma central de atendimento.  

Acesse Meu INSS e confira todos os serviços. 

Com informações de Gov.br 


Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: