Já ouviu falar em Gestão Orçamentária?

Geralmente chegando ao fim do ano, as empresas começam a pensar nas estratégias que serão utilizadas na empresa para o ano seguinte, com intuito de se desenvolver para atingir seus objetivos e metas. E para que isso se torne realidade, uma boa Gestão Orçamentária é essencial.

A Gestão Orçamentária é um instrumento fundamental para qualquer empresa que deseja manter um bom desempenho nos anos seguintes, controlando e direcionando os recursos financeiros da melhor forma.

Um dos pontos muito importante dessa gestão é a projeção e avaliação de cenários futuros que representam as metas de crescimento de receita/faturamento, compensações e acompanhamento das despesas. Tendo em vista que a avaliação de futuro nem sempre está amparada por fatores controláveis pelos gestores sendo muito importante realizar pelo menos três diferentes simulações de cenários, tais como:

1- Condições normais – Previsão normal: é a projeção que atende a linha que a empresa deseja alcançar. Aquilo que está dentro de uma previsibilidade natural se as condições empresariais e de mercado se mantiverem estáveis.

2 – Condições favoráveis – Previsão otimista: é a projeção que atende a linha que a empresa deseja alcançar, em que as metas de faturamento sejam batidas, menor custo de produção seja alcançado, despesas operacionais mais baixos e assim por diante.

3 – Condições adversas – Previsão pessimista: os levantamentos pessimistas são contrários ao otimista e ocorrem quando a empresa não consegue alcançar os objetivos por razões de controle direto ou indiretos da empresa. Prevendo piores situações de receita, custos, despesas e investimento.

Com esta ferramenta também é possível realizar as análises horizontais e verticais como grande aliado ao controle financeiro da empresa.

A análise horizontal é baseada na evolução dos saldos das contas ao longo do período, ou seja, compara a mesma conta mas em exercícios diferentes. Já a análise vertical é uma análise que acontece em um mesmo período, entre contas diferentes, é uma avaliação comparativa do saldo de uma conta em relação a outra conta ou grupo de contas hierarquicamente superiores ou inferiores, ou seja, dentro de um grupo é possível avaliar o percentual destinado a cada receita ou despesa específica, facilitando a análise de onde está sendo investido o dinheiro da empresa ou onde está a maior rentabilidade.

Logo, a possibilidade de projetar mais de um cenário e realizar análises verticais e horizontais permite aos gestores avaliações simulando situações adversas ao controle da empresa, aproximando suas análises à realidade do momento de avaliação.

No entanto, se realizado de forma manual torna-se trabalhoso, devido à necessidade de análise e acompanhamento constante da performance orçamentária.

Desse modo, para potencializar os benefícios desta forma de gestão, contar com auxílio de uma ferramenta desenvolvida no sistema JB Software, pode ser uma ótima combinação.

Como o nosso sistema pode lhe ajudar?

Para evitar todo esse trabalho manual, contamos com uma ferramenta completa para gestão orçamentária, desenvolvida para projetar e acompanhar os indicadores financeiros da sua empresa de forma fácil e prática e totalmente automatizada.

Esta solução integra desde as análises de percentuais horizontal e vertical, geração da projeção orçamentário, avaliação e projeção de cenários normal, favorável e adverso, até o controle por usuário com acesso restrito, o que mantém a segurança e integridade dos dados.

Contamos também, com relatórios detalhados que trazem visões diversas da projeção, e que podem ser customizados da forma que melhor atender as necessidades da empresa, proporcionando mais facilidade no processo de tomada de decisão na gestão do negócio.

Além disso, temos profissionais especializados na área para oferecer o melhor atendimento.

Se ainda não conhece esse recurso do nosso sistema, teremos o maior prazer em lhe ajudar.

Entre em contato e solicite uma demonstração.