O Secretário da Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, em live da FIESC SC em 14/04, explica como deve funcionar o tratamento da comunicação do benefício no Empregado Web.
Elogia a Dataprev, indicando que ela tem se superado no tratamento do processo e que o trabalhador verá o estado do processo em sua carteira digital.
Porém, a realidade tem sido diferente do discurso, como sempre.
Veja no vídeo como o processo deveria funcionar. E abaixo dele um roll de problemas sendo relatados.
Caso não consiga ver o vídeo acima, clique aqui. Suas falas sobre o processo estão no tempo 46m12s.
Problemas reportados:
- Está carregando o valor de rendimentos maior que foi enviado no arquivo
- Mostrado no site:
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- Imagem do arquivo enviado
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- Especificação do leiaute
- Arquivo é importado, porém não mostra os dados dos trabalhadores.
- Como não gera um protocolo de entrega, só um aviso, e não mostra os usuários os usuários acabam fazendo uma nova carga e, em muitos casos, está duplicando os empregados.
- Demora tempo para mostrar, as vezes alguns dias.
- Arquivo é validado, importado com sucesso. Alguns dias após, quando realizada consulta, indica que foi rejeitado, porém não destaca o motivo da rejeição.
- A importação está sendo permitida por procuração, porém, a consulta, aparentemente, somente está sendo liberada com acesso pelo certificado da empresa mais usuário e senha. incoerência no processo.
O suporte dos sistemas estão abarrotados de chamados para resolver situações que estão fora do nosso alcance, pois o sistema é público e não privado.
Informações estão sendo fornecidos de forma eletiva somente para algumas empresas de desenvolvimento.
Não há um contato para tirar dúvidas.
Não tem página de perguntas e respostas para esclarecer o funcionamento.
Ou seja, a pandemia não é só do Covid-19, é de “burrocracia” ou incompetência do setor público. Sempre ditam normas, mas não conseguem disponibilizar processos simples e nos prazos legais definidos.
Como cumprir obrigações com tamanha desorganização?