Quais as vantagens de utilizar Holdings na contabilidade?

As chamadas empresas Holdings, instituídas no Brasil pela lei 6.404/1976 – Lei das Sociedades Anônimas, possuem um papel fundamental de manutenção e controle de seus investimentos.

Holding é uma sociedade gestora matriz que atua como controladora de outras empresas. Logo, é ela quem toma as decisões que determinam a gestão das demais companhias por ser a sócia majoritária dos negócios. É ela quem detém a maioria das ações de outras empresas e controla sua administração e suas políticas.

Existem inúmeras vantagens em constituir uma holding, dentre elas se destaca: redução da carga tributária, maior segurança do negócio, planejamento sucessório, administração dos bens patrimoniais, maior controle e menor investimento, facilidade na obtenção de financiamentos e empréstimos, fortalecimento do grupo empresarial, prevenção de conflitos familiares, entre outros.

É fundamental também destacar a importância de um bom profissional que tenha experiência em lidar com Holdings, pois é ele quem pode auxiliar nas melhores tomadas de decisões, coletando as informações importantes de forma mais precisa, apontando riscos e ganhos de investimentos, lidando com a parte burocrática e jurídica, orientando, reduzindo custos e impostos, entre outros. E além disso, existem excelentes cursos no YouTube sobre este assunto. Podemos citar o canal do Caio Melo, entre outros.

Aliado a essas vantagens, para se obter uma eficiente gestão através de holding, é necessário um software contábil que possibilite um controle gerencial com segurança e confiabilidade para a tomada de decisão.

Como a JB Software trata as Holdings no sistema?

Para que uma holding possa cumprir seu papel fundamental, que é gerir e controlar estas outras empresas, há a necessidade de ter em mãos informações gerenciais de confiança para acompanhamento.

Neste quesito, o sistema JB Cepil proporciona, além da visão macro da holding (incluindo todas as suas empresas), a possibilidade de combinação de algumas delas, de uma individualizada, de estabelecimentos diferentes; enfim, é possível visualizar todas as informações contábeis daquelas empresas que pertencem ao seu controle de acordo com a necessidade de agregar as informações.

Além deste recurso estar disponível em todas as demonstrações contábeis oficiais, por assim dizer, também está disponível em toda a parte de análise gerencial dos resultados como as análises econômicas horizontal e vertical e de índices econômicos com base no balanço.

Inclusive, esta possibilidade também é aplicada na gestão orçamentária realizada no sistema. Desta forma é permitido gerar diversas formas de visão e análise de dados, proporcionando mais facilidade no processo de tomada de decisão na gestão do negócio.

Gostou do recurso? Se você precisa gerenciar holdings e deseja simplificar esta atividade, nós podemos te ajudar!

Entre em contato e solicite uma demonstração completa.

 

%d blogueiros gostam disto: