FCONT 2012 – Nova versão

Foi disponibilizada no site da RFB nova versão do PVA do FCONT.

Abaixo transcrevemos na íntegra as informações disponíveis no sitio do Sped:

[important]

Publicadas as versões 5.2 (Fcont 2012) e 4.92 (Fcont 2011) que contemplam os seguintes ajustes

1) Correção da recuperação de saldos para escriturações trimestrais.
2) Melhoria do desempenho do programa durante a validação; e
3) Correção da duplicação de lançamentos (para lançamentos do tipo TF e TS).”

Fonte: http://www1.receita.fazenda.gov.br/Sped/noticias/2012/junho/noticia-05062012.htm

[/important]

 

Indicamos a todos a atualização desta versão, pois algumas empresas já enfrentaram estes problemas na validação e envio do arquivo do FCONT 2012.

Informamos ainda que encontra-se atualizado em nosso web service o plano referencial para utilização na entrega do FCONT 2012, bastando realizar a atualização pelo sistema.

Como já publicado anteriormente, este plano referencial atualizado é válido somente para o FCONT, visto que o Sped Contábil está ainda utilzando a versão inicial, segundo indicação no site do Sped Brasil: “O Sped Contábil está com a versão 1.0 do plano de contas referencial. Esse plano de contas referencial não foi atualizado, tendo em vista que o referenciamento do Sped Contábil é facultativo e, em breve, será descontinuado. (http://www.spedbrasil.net/forum/topics/ecd-guia-pratico-novidade).

Desta forma, o melhor para evitar problemas é realizar a entrega do Sped Contábil, sem as informações do registro I051 (Plano Referencial), já que não é um registro obrigatório e existem divergências entre as versões dos PVA´s da própria Receita Federal.

Lembramos ainda que o prazo de entrega de ambos os arquivos FCONT e Sped Contábil, obrigatórios para todas as empresas tributadas pelo Lucro Real, relativos ao ano base 2011, encerra-se no dia 29 de junho de 2012.