GOV.BR: Carteira de Trabalho Digital

Dando continuidade aos artigos sobre os serviços públicos do Gov.br, vamos falar um pouco da CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), CTPS Digital, ou Carteira de Trabalho, enfim, é o documento que registra a vida profissional do trabalhador e garante o acesso aos direitos trabalhistas previstos em Lei. 

Você sabe como obter a Carteira de Trabalho Digital? 

Este é mais um serviço público que pode ser acessado pelo Gov.br. Então, é necessário criar uma conta autenticada no Gov.br, caso não tenha ainda, veja como cadastrar a conta.

Após ter a conta Gov.br, para acessar a Carteira de Trabalho Digital, você pode seguir o PASSO A PASSO, disponibilizado pelo Governo Federal de como acessar pela Web ou por Aplicativo.  

Ao acessar a Carteira de Trabalho Digital, você verá as informações de seu vínculo atual, como: admissão, afastamentos, lançamentos de férias, salários e também os vínculos relacionados a trabalhos anteriores. Além disso, terá acesso aos benefícios de Abono salarial, Benefício Emergencial e Seguro-desemprego. 

Todas as atualizações/alterações são realizadas pelas empresas através do eSocial ou pela Guia de recolhimento do FGTS.

As contratações realizadas pelas empresas devem ser enviadas ao eSocial antes do início das atividades do trabalhador, através do evento S-2200 – Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso de Trabalhador. Caso o empregador não tenha todos os dados nesse momento, poderá enviar imediatamente o evento S-2190 – Admissão Preliminar, que possui informações simplificadas, e depois complementar os demais dados com o evento S-2200, respeitando os prazos previstos no Manual de Orientação do eSocial. O envio dessas informações ao eSocial terá valor de assinatura de carteira. 

E quanto à CTPS física, não precisa mais? 

Ela é um documento que comprova seu tempo de trabalho anterior. Mesmo que a Carteira de Trabalho Digital mostre os contratos antigos, é importante guardar o documento original.

Você não vai mais precisar dela, pois agora todos os contratos de trabalho, as anotações de férias, salário, afastamentos…etc, serão feitos pelos meios eletrônicos, os quais você poderá consultar e acompanhar de qualquer lugar pelo aplicativo ou pela internet. 

Para outras dúvidas sobre a Carteira de Trabalho Digital, consulte Perguntas Frequentes do Governo Federal.

Com informações de Gov.br


Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: